Prefeito recebe relatório da Defesa Civil do município

  • Acompanhado da Primeira Dama, vereadora Zilá Andres, documentação foi recebida pelo diretor do Demudec, Luis Persigo

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 12/02/2015 às 09:45   |   Imprimir

O prefeito Valdir Andres e a Primeira Dama, vereadora Zilá Andres, receberam do diretor do Departamento de Defesa Civil (Demudec), Luis Augusto de Almeida Persigo, o relatório de atividades do departamento em relação ao ano de 2014. A entrega oficial da documentação ocorreu na tarde da quarta-feira, 11, no Gabinete do Prefeito. O presente relatório versa do período coordenado por Luis Persigo e a atual equipe, formada por Marisete dos Santos Leite, Rosane Albino de Souza e Paulo Sérgio Rodrigues, no período de 1º de novembro a 31 de dezembro do ano passado.

 

De acordo com Persigo, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil trabalha na articulação junto às entidades públicas e privadas e com a comunidade visando à obtenção de cooperação para o desenvolvimento, direta ou indiretamente, de ações de prevenção e conscientização da população contra desastres que ponham em risco sua segurança e na sua defesa em casos de emergência e de calamidade pública. “A atual Administração Municipal é quem criou o Departamento de Defesa Civil, que antes não existia, por meio da Lei nº 3.872 de 08/07/2014, onde também foi criado o Fundo Municipal de Defesa Civil (Fundec), com a finalidade de coordenar, em nível municipal, todas as ações de defesa civil, nos períodos de normalidade e anormalidade”, explicou.

 

Conforme o diretor do Demudec, o relatório exibe todas as atividades em relação o período citado que se resumem nas visitas sobre os Planos de Emergência (define as diretrizes, normas de atuação, organiza ações, etc), e as reuniões e visitas sobre o Plano de Contingência (conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar desastres e minimizar seus impactos para a população e restabelecer a normalidade social). Persigo salienta que o planejamento, a divisão de tarefas, o cadastramento de recursos e o treinamento, são tarefas que têm custo baixíssimo e interferem diretamente na segurança e bem-estar da população. As entidades que forma este Conselho são as seguintes: Bombeiros, Exército Brasileiro, Corsan, Brigada Militar, Brigada Ambiental, RGE, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Habitação, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Santo Ângelo (HSA), Hospital Unimed, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gabinete do Prefeito, Gabinete da Primeira Dama, Câmara Municipal de Vereadores, Departamento Municipal de Trânsito, SAMU, Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania; Fórum de Santo Ângelo, Imprensa, Polícia Civil, Coordenação do Parque de Exposições Siegfried Ritter e Defesa Civil do Estado.

 

Segundo Persigo, diversas ações estão previstas no município e nos meses de março e abril serão realizadas as primeiras simulações de mobilização da Defesa Civil de Santo Ângelo. “Inúmeros assuntos foram tratados, entre eles a formação do corpo de voluntários, que deve congregar os grupos de escoteiros, clubes de serviço, Cruz Vermelha, estudantes e a comunidade em geral. Nos planos futuros, está o cadastramento de entidades, industrias e a criação de uma legislação de voluntariado municipal”, adianta.

 

O Demudec também realizou ações de entrega de donativos, treinamento da equipe para atuação em emergência, realização de palestras em escolas, e atendimento emergencial (ocorreu o atendimento em 23 residências e em 3 prédios, em virtude do vendaval). Durante o encontro com o prefeito e a Primeira Dama, o diretor do Departamento de Defesa Civil (Demudec), Luis Augusto de Almeida Persigo, entregou, também, o Plano de Trabalho da Defesa Civil para o ano de 2015, contendo um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar desastres e minimizar seus impactos para a população e reestabelecer a normalidade social.

Matéria e fotos: Rodrigo Bergsleithner/AI Prefeitura de Santo Ângelo