Palestra abre o ano letivo para os professores

  • Prefeito Valdir Andres destacou os investimentos da Administração Municipal na área da Educação

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 19/02/2015 às 11:48   |   Imprimir

O prefeito Valdir Andres deu o pontapé inicial na abertura do ano letivo de 2015 na rede municipal de Educação, durante encontro que reuniu mais de 550 professores no Teatro Municipal Antônio Sepp, na manhã da quinta-feira, 19. Em seu discurso, o chefe do Executivo, frisou que em meio às dificuldades em que os municípios veem enfrentando nos últimos anos, com o atraso dos repasses federais, a Administração Municipal de Santo Ângelo realiza uma gestão direcionada à área educacional. “Mesmo com os atrasos nos repasses para a Educação, estamos conseguindo realizar obras em diversas escolas do município, com melhorias e ampliação da infraestrutura das mesmas”, disse.

            A cerimônia de abertura do ano letivo de 2015 foi coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Uníntese. A escolha da temática é a construção de uma escola inovadora, que realmente promova o desenvolvimento integral dos alunos. “Para atingir esta meta, a prioridade é a qualificação dos docentes que são os principais responsáveis pela educação dos alunos”, disse a secretária municipal de Educação, Rosa de Souza.

            Durante o evento, a secretária Rosa de Souza, salientou que a palestra de abertura do ano letivo é parte integrante das 16 horas de Formação Continuada, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação a todos os professores da rede municipal de ensino, e que o tema abordado “A importância do Plano Municipal de Educação para o Município e para a construção da Educação que queremos”, é fundamental para o desenvolvimento educacional de todos. “Decidimos por este tema tão importante porque o Plano Municipal de Educação é uma meta que precisamos elaborar no decorrer do ano, onde o desafio é elaborar um plano participativo e este é um esforço da secretaria e de todos os professores”, resumiu.

O palestrante, o professor e mestre Julio Alejandro Quezada Jelvez, assessor especial do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, disse que o tema abordado serve de orientação para a convivência escolar entre o educador e o aluno. “Devemos nos preparar e saber como a gente lida com este desafio diante dos alunos. Nosso dever é a formação do princípio moral e ético da criança e do adolescente. E esta formação são os valores que a gente espera que uma criança possa ter no futuro”, explicou.

Para os alunos da rede municipal de Educação, o ano letivo inicia na próxima segunda-feira, dia 23 de fevereiro.

Matéria e fotos: Rodrigo Bergsleithner/AI Prefeitura de Santo Ângelo