Administração doa terreno para construção de sede da Asle

  • Cedência de imóvel foi oficializada durante o Café Cultural realizado na sexta-feira, 21

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 24/08/2015 às 14:23   |   Imprimir

Integrando a programação da 23ª Semana Cultural a Academia Santo-angelense de Letras (Asle) realizou na última sexta-feira, 21, a segunda edição do Café Cultural.

Durante o evento, o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, oficializou a cedência de uma área para a construção da sede da Asle. O imóvel está localizado em área nobre do município, na rua Florêncio de Abreu, entre o prédio do Teatro Antônio Sepp e o Centro Municipal de Cultura.

Conforme o Termo de Cessão de Uso, assinado pelo prefeito Andres e pela presidente da Asle, jornalista Edna Lautert, a academia terá quatro anos para construir a sede. O documento estabelece ainda que o novo prédio deverá respeitar as características arquitetônicas do Complexo Cultural de Santo Ângelo. A cedência tem prazo de 20 anos renováveis por mais 20 anos.

Em pronunciamento o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres fez um breve relato das obras realizadas no primeiro mandato como prefeito (entre 1989 e 1992), como a . a construção do Centro Municipal de Cultura e do Teatro Antônio Sepp. Andres ressaltou que havia se comprometido com a atual diretoria da Asle há cerca de um ano, quando anunciou a doação de uma área para a entidade.  A assinatura do Termo de Cessão de Uso oficializa essa doação, concretizando assim o sonho de várias diretorias da Asle.

A presidente da Asle, jornalista Edna Lautert, ressaltou a luta de outras diretorias pela construção de uma sede própria. “A Academia Santo-angelense de Letras tem 22 anos. Já completou maioridade. E sempre lutou por uma sede própria. Chegou a ganhar uma área em anos passados, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, mas não conseguiu construir a sede e o terreno voltou ao município. Agora a Asle tem uma nova oportunidade, e fará o possível para concretizar esse sonho”, reiterou Edna.

 

Café Cultural reúne artistas locais

Após a solenidade de assinatura do Termo de Cessão de Uso, o Café Cultural seguiu com o café de camobona, acompanhado de pratos da culinária campeira, como pães, bolos, cucas, salames, queijos e outras iguarias coloniais.

Ainda integrando a programação subiram ao palco os artistas convidados Mauricio Farias, Claudio Vargas, Eduardo Saragozo, Claudino de Lucca, Coral Fenab – AABB e Fábio de Oliveira.

O 2º Café Cultural da Asle teve o apoio da Prefeitura de Santo Ângelo, Secretaria de Cultura, Emater e Associação de Clubes de Mães de Santo Ângelo (Aclumasa); Casa de Chá Frau Hintz; Kempers Haus; Frutas e Companhia, Embutidos Buriti; vereador Vando Ribeiro de Souza; Chica Sperling; MK Produções Culturais; Tania Biacchi; Fazenda Maragato; Ilza Farias de Farias e Padaria Santo Ângelo.

 

Fotos: Tanara Mantovani/Especial