Município investe na expansão do Cemitério Roque Gonzales

  • Área de 5 mil metros quadrados adquiridas pelo Governo Municipal abre espaço para mais de 900 novas sepulturas

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 03/04/2024 às 09:17   |   Imprimir

O Plano de Revitalização dos Cemitérios de Santo Ângelo tem recebido constantes e significativos investimentos do Governo Municipal para a qualificação das estruturas, além dos serviços permanentes de conservação e manutenção. O Cemitério Roque Gonzales está recebendo obras de ampliação com a construção de 240 gavetas mortuárias e disponibilizando área para mais 674 sepulturas.
Na tarde de terça-feira, 02, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Francisco da Silva Medeiros, o coordenador do Setor de Cemitérios, Adelar Cavalheiro, e os engenheiros Leonardo Gretzmann, do Setor de Saneamento do Município, e Cássio Voltz, da empresa responsável pela ampliação, estiveram vistoriando as obras, um investimento de R$ 230.984,66. As gavetas estão sendo revestidas internamente com concreto armado, mais resistentes à decomposição, garantindo a conservação dos restos mortais.
Conforme Medeiros, a área foi adquirida pela atual gestão, possibilitando o aumento da capacidade de túmulos, jazigos e sepulturas.
Cavalheiro, por sua vez, reforça que as gavetas mortuárias em construção serão destinadas a falecidos de famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas em programas gerenciados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. A conclusão das obras está prevista para a primeira quinzena de abril.
INVESTIMENTOS
Medeiros e Cavalheiro lembraram que, por determinação do prefeito Jacques Barbosa, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano tem investido na estruturação dos cemitérios, especialmente no Roque Gonzales. Entre as obras destacadas, está o cercamento de 460 metros de área, um investimento de mais de R$ 400 mil que coibiu atos de vandalismo que ocorriam com frequência no espaço. “Sem o muramento o cemitério era alvo de ações de vandalismo, causando prejuízos para familiares e proprietários de túmulos, jazigos e capelas, e para os cofres públicos. Com o cercamento, o acesso só pode ser feito pela Avenida Sagrada Família, passando pela recepção e vigilância”, afirmou o secretário.
Também foram investidos na estruturação da Capela Mortuária do Cemitério Roque Gonzales, com obras de reforma e pintura, além da disponibilização de novo mobiliário interno; segurança por videomonitoramento, novas lixeiras e obras de ajardinamento.
O sistema de iluminação interna recebeu 300 metros de ampliação com a instalação de luminárias com tecnologia LED.
REGULARIZAÇÃO
Outro avanço para os cemitérios municipais foi o Plano de Regularização dos Lotes, com a implantação de um sistema digital, totalmente informatizado. Foi realizado um amplo processo de levantamento e cadastramento das sepulturas para a organização administrativa dos espaços.
ENDEREÇO
O Setor de Cemitérios funciona em anexo à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, na Avenida Getúlio Vargas, 270 – telefone 55 3312-0129 – Ramal 27 ou e-mail cemiterios@santoangelo.rs.gov.br
Texto | Fotos: Tarso Weber