E-book produzido pela CMM encerra a Campanha pelo fim da Violência contra as Mulheres

  • Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres desenvolveu o projeto “Bem Me Vi: Fortalecendo Laços, Compartilhando Potencialidades”,

    Assunto: Políticas para as Mulheres  |   Publicado em: 16/12/2020 às 10:55   |   Imprimir

Com o encerramento da Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, por meio de uma mobilização mundial, com o engajamento de diversos atores da sociedade civil e poder público para este enfrentamento, que ocorreu de 25 de novembro (Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher) a 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Santo Ângelo (CMM) criou um E-book, dentro do ideal chamado “Correio Elegante”, que faz parte do projeto “Bem Me Vi: Fortalecendo Laços, Compartilhando Potencialidades”, título que integra o projeto e dá nome ao E-book. 

O nome desta ação, Correio Elegante, é inspirada na obra Correio Para as Mulheres, de Clarice Lispector, e será disponibilizado gratuitamente e de maneira virtual pela CMM, logicamente que com as identidades preservadas das mulheres. Dentro deste projeto Correio Elegante, as mulheres que estão ou estiveram em situação de violência trocaram cartas entre elas. As pacientes da Coordenadoria da Mulher fizeram cartas, uma endereçada à outra, sem o emissor conhecer o receptor. Este ideal foi uma ação que veio a substituir o grupo das mulheres que acontecia na CMM, impedido de ser realizado neste período em virtude da pandemia da Covid-19. 

Na oportunidade, elas trocaram as cartas entre elas, onde as primeiras cartas estão publicadas no E-book. Durante a campanha, as pacientes da CMM receberam o conto Amor, da obra Laços de Família, também de Clarice Lispector, acompanhado de duas folhas em branco e uma carta institucional da Coordenadoria da Mulher, convidando as mesmas a produzirem um conto sobre algum tema, ou de alguma parte da vida delas, ou algo que as inspirem. A partir disso, estes contos viraram o conteúdo do E-book, em uma inspiração literária de cada mulher envolvida. 

Texto: Rodrigo Bergsleithner