Monumento ao Expedicionário é reinaugurado

  • Atividade integrou a programação do 27º Encontro Nacional de Veteranos da FEB

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 23/11/2015 às 15:59   |   Imprimir

Integrando a programação do 27º Encontro Nacional de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, no último sábado, 21, foi realizada, na Praça Pinheiro Machado, Centro Histórico de Santo Ângelo, a reinauguração do Monumento ao Expedicionário.

Além do prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, estiveram presentes no ato, o comandante do 1º Batalhão de Comunicações (1º BCom), Jorge Luis Domingos Ferreira, veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que residem nos quatro cantos do país, dois representantes da Itália e o tenente-coronel da Brigada Militar, Vladimir Fernando Dalla Costa Ribas, que é presidente da Comissão Organizadora do 27º Encontro Nacional de Veteranos da FEB.

Inaugurado em 8 de maio de 1982 pelo ex-prefeito Carlos Wilson Schröeder, o Monumento ao Expedicionário prestou uma homenagem aos expedicionários de Santo Ângelo que estiveram na 2ª Guerra Mundial. Na época, o Monumento ao Expedicionário foi instalado na Praça Pinheiro Machado.

Após 23 anos, já em 2005, o monumento foi transferido para a Avenida Venâncio Aires, em frente ao 1º BCom. Em 2015, através de uma parceria entre a Prefeitura de Santo Ângelo e o Exército Brasileiro o Monumento ao Expedicionário retornou ao local de origem.

Encerrando as atividades do 27º Encontro Nacional de Veteranos da FEB em Santo Ângelo, após a solenidade os veteranos da FEB visitaram o Espaço Cultural Marechal Rondon, nas dependências do 1º BCom.

 

HOMENAGEM

Durante a solenidade de inauguração foram homenageados com medalhas da Liga da Defesa Nacional, o comandante do 1º BCom; o prefeito Andres e o secretário de Turismo, Esportes, Juventude e Lazer de Santo Ângelo, Marcos Mattos. Já o presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB/RJ, general Márcio Rosendo Melo; o presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB/RS, Jorge Krieger de Mello; o segundo-sargento do Exército, José Apolinário dos Santos e o secretário de Cultura de Santo Ângelo, Julio Matos receberam a Medalha Cabo Weber.

 

Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo