Prefeito Andres presente na solenidade de instalação do Cejusc

  • O Centro, que opera desde o ano passado, é presidido pelo Juiz Luis Carlos Rosa, e teve a sua sede inaugurada na Comarca de Santo Ângelo

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 20/03/2015 às 17:25   |   Imprimir

O prefeito Valdir Andres esteve presente na instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) na Comarca de Santo Ângelo, em solenidade que contou com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), Desembargador José Aquino Flôres de Camargo. O Centro, que opera desde agosto do ano passado, é presidido pelo Juiz Luis Carlos Rosa, do Juizado da Infância e da Juventude. Desde o início das atividades já foram realizadas 800 sessões de mediação na Comarca, registrando 60% de acordos. O referido Centro Judiciário está instalado no 8º andar do Fórum de Santo Ângelo, na sala 804, e tem a servidora Angelita Dorneles da Silva como gestora administrativa e processual.

 

Em seu pronunciamento, o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, salientou a importância da sede do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania na Comarca de Santo Ângelo. “O Poder Judiciário de Santo Ângelo está de parabéns pelo excelente trabalho realizado, onde, nós, da Administração Municipal, estamos satisfeitos com o sucesso das conciliações já feitas desde agosto do ano passado, em um atendimento de 800 casos em poucos meses de serviço. Sem dúvida, vai continuar sendo um sucesso absoluto”, disse.

 

No Rio Grande do Sul, incluindo Santo Ângelo, existem 15 CEJUSCs em funcionamento. Se o cidadão tem algum processo na Justiça Estadual do Rio Grande do Sul e deseja solicitar uma audiência de conciliação ou sessão de mediação, ou se alguma empresa ou escritório de advocacia possui interesse em realizar um mutirão de conciliações, pode remeter sua dúvida ou pedido para o CEJUSCs ou procurar o Foro da Comarca.

 

O CEJUSC de Santo Ângelo conta com uma equipe de 20 mediadores em capacitação pelo Nupemec/TJRS, profissionais de diversas áreas que exercem a função em regime de voluntariado. Os mediadores são regidos pelos princípios da imparcialidade, da informalidade e da confidencialidade. São facilitadores do diálogo empenhados nesta nova justiça de pacificação social e promoção de cidadania, realizando encontros denominados mediação, quando as partes envolvidas em um conflito são convidadas a participarem e assim construírem juntas compromissos voluntários e recíprocos.

 

O CEJUSC de Santo Ângelo vai estar presente no Brique da Praça Leônidas Ribas no próximo domingo, dia 22, a partir das 9h, entregando material publicitário explicativo e esclarecendo à comunidade todas as dúvidas acerca da mediação e funcionamento do mesmo.

 

Estiveram presentes na solenidade de instalação do CEJUSC, o diretor do Foro da Comarca de Santo Ângelo e Coordenador do CEJUSC, Juiz Luis Carlos Rosa; representando o Ministério Público, José Garibaldi Evangelo Simões Machado; representando a Defensoria Pública, Bruno Pugialli Cerejo; o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Tasso Caubi Soares Delabary; Ex-Juíz da Comarca de Santo Ângelo, Ícaro Carvalho de Bem Osório; presidente da subseção da OAB de Santo Ângelo, Itaguacy Meirelles Corrêa; vice-presidente da Ajuris, Jocelaine Teixeira; Juiz Corregedor Lucas Maltz, representante do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Guísela Diniz; representante da URI, professora Charlize Gimenez; representante do IESA, professor Gilberto Kerber, vice-prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antônio Sartori, prefeito de Eugênio de Castro, Roberto Bruinsma, prefeito de Vitória das Missões, Cezar Coletto, e prefeito de São Miguel das Missões, Hilário Casarin.

Rodrigo Bergsleithner/AI Prefeitura de Santo Ângelo