QUALIFICAR RS forma soldadores

  • Ações dos governos municipal e estadual para capacitação de jovens e adultos tem auxiliado na manutenção do saldo positivo de empregos em Santo Ângelo

    Assunto: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO  |   Publicado em: 05/04/2024 às 14:54   |   Imprimir

Foi realizado na tarde desta quinta-feira, 04, no Centro Histórico, junto à Unidade Móvel do Senai, a formatura de onze jovens e adultos do curso de Soldagem Mig e Mag, do Programa Qualificar RS, em uma parceria dos governos municipal e estadual, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Santo Ângelo e do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Governo do Estado.

O ato de entrega dos certificados contou com a presença do prefeito Jacques Barbosa, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, João Baptista Santos da Silva, do delegado regional do Trabalho, João Terra do Amaral, do chefe de Gabinete do Executivo, Airton Peruzzi, da coordenadora da Casa do Empreendedor, Marizete Leite; Alessandro Nelmann, gerente de Operações; Marciele Pfitscher, analista técnica e do instrutor, Joelci Kamchen, representando o Senai Santa Rosa.

Jacques desejou sucesso aos formandos, destacou que a profissão de soldador tem grande demanda no mercado de trabalho de Santo Ângelo e lembrou que ações integradas de capacitação profissional entre o Estado e Município são importantes para a manutenção dos empregos. “Santo Ângelo foi um dos quatro municípios gaúchos que manteve empregos durante a pandemia e mantém o saldo positivo de empregabilidade. Em relatório do mês de março, divulgado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Ministério do Trabalho e Emprego), Santo Ângelo foi o segundo município gaúcho com até 100 mil habitantes, na geração de empregos, ficando atrás apenas de Sapiranga, na Região Metropolitana de Porto Alegre”, salientou o prefeito.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, frisou que parceria com o Estado, garante cursos de capacitação gratuitos em diferentes setores da economia, para jovens a partir dos 16 anos. João Baptista saudou os formandos, destacando dois alunos da Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas, de 17 anos, que estarão futuramente inseridos no mercado de trabalho.

Baptista disse ainda que o Qualificar RS cadastrou 195 alunos em 11 cursos de capacitação técnica, ministrados pelo Senai e Senac. “O programa vem ao encontro da política do Governo Municipal de estimular o ingresso da população no mercado de trabalho. Trabalhamos juntos com os setores produtivos, debatendo e adotando medidas que possam ampliar as possibilidades de emprego em Santo Ângelo de acordo com as demandas dos empreendedores”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.

VISITA

No dia anterior à entrega de certificados, o prefeito esteve em visita à unidade móvel do Senai, estacionada no Centro Histórico de Santo Ângelo, mantendo contato com os alunos, ocasião em que foi recebido pelo instrutor Joelci.

Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes