FENAMILHO debate o uso do milho no manejo do solo

  • Seminário preparatório à 19ª edição da feira também discutiu com técnicos e agricultores sobre o uso adequado de agrotóxico

    Assunto: Fenamilho  |   Publicado em: 08/03/2019 às 14:41   |   Imprimir

A Comissão da Agricultura da 19ª FENAMILHO Internacional promoveu na tarde de quinta-feira, 07, o Seminário “Uso adequado de Agrotóxico e o uso do milho no manejo do solo”, com mediação de doutores e técnicos da área, e a participação de agricultores, estudantes e representantes de órgãos públicos e entidades ligadas ao setor primário.
O evento foi realizado no Auditório Iglenho Burtet, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, e foi aberto oficialmente pelo vice-prefeito e presidente da 19ª FENAMILHO Internacional, Bruno Hesse, que voltou a defender a instituição de políticas governamentais que estimulem a irrigação da cultura de milho às pequenas propriedades rurais, com linhas de crédito oficiais e redução da burocracia para licenciamentos ambientais. Para um auditório completamente lotado, Hesse frisou que a 19ª edição da Feira Nacional do Milho com realização entre os dias 27 de abril e 5 de maio, dará ênfase ao agronegócio, setor de fundamental importância para a economia brasileira, oferecendo ao público, cultura, lazer e entretenimento e, aos mais de 600 expositores confirmados no evento, a oportunidade de bons negócios.
O coordenador da Comissão da Agricultura, Diomar Formenton, lembrou que o seminário foi o segundo evento em preparação à FENAMILHO, trazendo para a pauta o uso correto do agrotóxico e do milho no manejo do solo. Segundo Formenton, o primeiro evento da feira deste ano foi a abertura oficial da Colheita do Milho do Rio Grande do Sul, divulgando o evento para todo o Estado. 
As soberanas da FENAMILHO, Rainha Fabiane Koaski da Silva, e princesas Daniele Lang e Thaís Lersch, formalizaram o convite aos presentes para a multifeira. 
PALESTRANTES
O tema “Compactação de Solo: causas, danos, soluções e prevenção” foi mediado pelo engenheiro agrônomo, doutor José Eloir Denardin, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). 
Na segunda palestra da tarde, a engenheira florestal Sílvia Scherer Wolski e o fiscal Estadual de Agropecuária e Irrigação, Adilson Nunes Bacelar, abordaram os agrotóxicos na propriedade rural “Aspectos do Uso e Armazenamento”. 
O técnico em Gestão Ambiental Atílio José Lerino, responsável técnico pela Jerivá Embalagens, apresentou o Sistema Campo Limpo. 
O seminário encerrou com um café oferecido pela Associação dos Produtores de Produtos Coloniais e Hortigranjeiros de Santo Ângelo (APROCOHSA).
PRESENÇAS
O seminário foi prestigiado por estudantes e professores do Curso Técnico em Agricultura do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e acadêmicos de Agronomia da URI Campus Santo Ângelo; o secretário municipal da Agricultura, Gilmar Borges, o representantes da Emater Noroeste, Rubens Tesche, o chefe do Escritório Municipal da Emater, Álvaro Uggeri Rodrigues, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Daniel Casarin, e o presidente da APROCOHSA, Reinaldo Machado.

Fotos: Fernando Gomes