Santo Ângelo sedia Missão Municipalista da Famurs

  • Na abertura, prefeito Jacques Barbosa falou sobre os desafios das gestões municipais

    Assunto: Pauta Municipalista  |   Publicado em: 12/04/2024 às 13:28   |   Imprimir

Santo Ângelo sedia nesta sexta-feira, 12, a Missão Municipalista da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com o tema “Valorizando a força interior do Rio Grande”, com objetivo de aprofundar a integração da entidade com as prefeituras gaúchas. É o décimo encontro promovido pela entidade e reúne gestores dos 36 municípios que pertencem às Associações dos Municípios das Missões e do Planalto Médio.
Na abertura do encontro, o prefeito Jacques Barbosa falou sobre a pauta municipalista e os desafios impostos aos gestores municipais. “Os recursos estão cada vez menores e as responsabilidade cada vez maiores. Os municípios não possuem condições de atender todas as demandas da população e precisam implorar por recursos dos governos estadual e federal. E os valores alcançados são insuficientes”, argumentou.
Conforme o chefe do Executivo santo-angelense, a população sofre ainda com a falta de solução para demandas que se arrastam por décadas. “Na nossa região temos o exemplo bem claro que é a ponte internacional Porto Xavier-San Javier, obra esperada há 40 anos. Um desejo de toda a comunidade regional, mas que não recebe a resposta esperada”.
A abertura contou ainda com mensagem em vídeo do presidente da Famurs, Luciano Orsi, que está acompanhando o governador Eduardo Leite numa missão à Itália. O vice-presidente Jonas Hauschild, prefeito de Tucunduva, se pronunciou destacam que os encontros regionais estimulando e disseminando a realização de projetos que contribuam para a qualificação e eficiência da gestão municipal.
A solenidade contou ainda com as presenças do deputado federal Pompeo de Mattos; deputado estadual Eduardo Loureiro; presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Sidney Brondani e o presidente da Associação dos Municípios do Planalto Médio, Marcus Jair Bandeira.
PAINÉIS
A programação seguiu com painéis personalizados, tratando de temas como Convênio Mata Atlântica e Reserva Legal; acesso asfáltico, infraestrutura e logística; despesas de pessoal e terceirização da saúde; judicialização pactuáveis e investimentos na área da saúde.
Prefeitos, vice-prefeitos e secretários ainda terão espaço na programação para realizarem manifestações durante todos os painéis. O evento encerrará com a entrega das demandas prioritárias dos municípios locais, visando o apoio e articulação da Famurs.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes